A3: STILL ALIVE CHEGA À BLOCKCHAIN! COMO SE PREPARAR PARA O JOGO?

A integração do jogo A3: Still Alive com a blockchain já é uma das notícias mais empolgantes do ano no universo dos jogos play to earn. Se você ainda não conhece esse jogo MMORPG produzido pela Netmarble, ou está apenas começando a jogá-lo, chegou a hora de saber tudo sobre ele.

O A3: Still Alive já está permitindo que você minere um recuso chamado Inetrion, que poderá ser convertido na criptomoeda INETRIUM. Mas o lançamento da economia do game ainda está por vir.

Esse é um jogo complexo, com muitas ferramentas e recursos, mas também muito divertido de jogar. Então, se você ainda não começou sua campanha, aproveite para ver a seguir todas as dicas para acumular recursos e ter acesso à mineração de Inetrion o mais rápido possível!

O QUE É O PASSE EXPRESSO?

É possível pular direto para o level 160 ou 190.

O jogo permite que você já comece no level 160, para que não tenha muita desvantagem em relação aos jogadores veteranos. Você pode subir até o level 160 sozinho se quiser. Talvez seja uma boa ideia para quem gosta de apreciar bem a história do game.

Mas se você escolher pular direito para o level 160, ainda será possível ter acesso a todos os tutoriais, através das primeiras missões que você fizer.

Com uma taxa de US$ 27, é possível adquirir um passe expresso Inetrion e ir direto para o level 190. Isso permite que você possa minerar Inetrion, que é o recurso que será trocado pela criptomoeda INETRIUM. Mas como a economia do jogo ainda não foi lançada, ainda dá tempo de ir upando por conta própria.

A vantagem de chegar logo ao level 190 é que já está sendo possível minerar Inetrion mesmo antes do lançamento da economia, então você já pode ir juntando ativos. Além disso, o Inetrion também pode ser utilizado para fortalecer o personagem.

O maior level que você pode atingir é o 200, mas o poder do personagem pode continuar aumentando indefinidamente.

COMO COMEÇAR

Equipando o personagem.

Se você quiser ir automaticamente para o level 160, basta escolher essa opção na lista de missões, que fica do lado superior esquerdo da tela.

Independente da sua escolha, um dos primeiros passos é pegar todos os itens que estiverem na “caixa de correio”. Para acessá-la, vá em “configurações”, que fica na parte superior direita da tela, num símbolo com três risquinhos. Ela pode ser acessada através de um símbolo de envelope na parte superior do menu.

Depois, acesse os eventos, que ficam num símbolo de estrela dentro de um calendário, na parte superior da tela. Colha todos os baús disponíveis.

Em seguida, vá para a bolsa, que também fica na parte superior direita da tela. Nela, equipe seu personagem com os melhores itens que você já tiver no seu inventário.

Então, vá para à opção “Espiritualista” na barra lateral esquerda e escolha “administrar”. Os espiritualistas são personagens que lutam ao seu lado no jogo. Escolha três deles. O mais recomendável é que cada um seja de um tipo: ataque, defesa e suporte. Isso porque diferentes missões irão demandar espiritualistas de cada um desses tipos.

ATIVIDADES PRINCIPAIS

Menu de missões.

O meio mais básico para obtenção de recursos é fazer as missões, que podem ser realizadas de forma automática.

Obviamente, as mais importantes e necessárias para o prosseguimento do jogo são as missões principais, mas também há missões de progresso, da região, surpresa e de suporte, além da atividade do dia. É importante fazer as missões surpresas assim que elas surgirem.

Há ainda outras missões específicas para os iniciantes, as “missões de guia para novos guardiões”, que ficam disponíveis em um símbolo de alvo na parte superior esquerda da tela. Também faça todas elas, completando-as assim que você conseguir. Elas são de quatro tipos: melhor equipamento, espiritualista, shu e personagem.

Além das missões, há atividades diárias muito importantes. Em configurações, na opção “aventura normal”, encontram-se as raides do dia. Alguns são solo e outras em grupo. Faça todas para pegar o máximo de recursos possível. O “farol sombrio” é uma atividade que você provavelmente vai precisar jogar no manual, porque é bastante difícil.

Já na opção “aventura especial”, nas configurações, você encontra atividades como o “chefe mundial”, o “selo do forte” (que é exclusivo para guildas) e a “presença sombria”. Nesta última, os jogadores competem individualmente de forma ranqueada em um jogo de mata-mata. É também nesse menu que você encontra a ferramenta “Inetrion”, para farmar esse recurso na masmorra Inetrion.

Prefira enfrentar os chefes mundiais em grupo, pois isso permite que o time acumule mais ponto de dano, o que faz com que você fique melhor no ranking e tenha acesso a mais recompensas. Todas as atividades da aventura especial indicam o dia e horário em que elas serão abertas ou fechadas.

COMO GERAR MAIS RECURSOS

Triunfos.

Primeiramente, fique sempre atento à caixa de correios e aos eventos. É possível resgatar muitos itens por lá.

O Battle Royal, que fica no lado superior direito da tela, também é um lugar que dá muitos recursos. Basta ir em “tarefas de batalha” e ver quais são os requisitos para reivindicar cada prêmio.

Outro lugar importante para conseguir recursos é na Loja, que fica na parte superior direita da tela, num símbolo de carrinho de compras. Dentro dela, entrando na opção “Loja do A3” e “Membros do A3”, há itens valiosos para quem for VIP.

Para ser VIP, é preciso acumular pontos de triunfo, que podem ser conseguidos indo em configuração, acessando “atividade” na barra lateral esquerda e depois “triunfos”. Lá existem atividades que são recompensadas com esses pontos, além de diversos outros prêmios.

Também é possível conseguir recursos a partir da sua guilda. Para isso, você e os demais membros devem conseguir territórios através da opção “conquista” das “aventuras especiais”.

Participar de uma guilda é muito importante nesse jogo, porque ela tem muitas ferramentas que ajudam no crescimento do personagem. Por exemplo, somente na guilda existem opções exclusivas de compras e trocas de determinados itens.

PROTEÇÃO DE RADIENNE

Proteção de Radienne.

Há uma funcionalidade do jogo que te permite conseguir muito mais recursos que o normal durante as missões: a “proteção de Radienne”. Ela pode ser acessada por um símbolo de pena que fica no canto superior esquerdo da tela principal.

Se ela ficar no “nível 0”, você não ganha nenhum recurso adicional, então procure mantê-la ativa, deixando-a preferencialmente no “passo 2”.

Mas para poder utilizar os passos 1 e 2, você precisa do item “proteção de Radienne”, que pode ser encontrado em diferentes lugares, sendo que a Loja do A3 é um dos mais importantes.

ESPIRITUALISTAS

Espiritualista.

Alguns recursos são bastante importantes para o bom desenvolvimento do personagem. Por isso, eles devem ser economizados no início do jogo. Um deles são as astralmas, que contêm a alma dos espiritualistas.

Nas “missões de guia para novos guardiões”, estão as missões que precisam ser cumpridas para dar acesso a espiritualistas. É preciso fazer todas elas antes de conseguir um lendário 8 estrelas. Esse é um objetivo importante no início do jogo.

Para upar os espiritualistas, é necessário usar as astralmas. Não use astralmas de muitas estrelas para upar os espiritualistas mais fracos. Assim, você guarda as astralmas melhores para fortalecer os espiritualistas que valem mais a pena.

Aliás, prefira economizar sempre que possível todos os recursos que você não tiver certeza no início do jogo sobre a melhor foram de aplicá-los. Ao longo do jogo, você vai perceber quando vai precisar de cada coisa, e pode se arrepender se tiver gastado tudo à toa.

As “missões de guia para novos guardiões” ajudam muito nisso. Elas têm tutoriais para ensinar exatamente como usar os recursos. Inicie sempre o avanço das melhorias nos seus itens e personagem através delas para não gastar o que você tem de forma errada.

As “missões da região” dão muitas astralmas, por isso são ótimas para upar espiritualistas.

COLETAR E VENDER ITENS AUTOMATICAMENTE

Os itens podem ser coletados automaticamente durante as missões.

É possível configurar o jogo para que os itens sejam automaticamente coletados e vendidos durante as missões. Para isso, é preciso usar um “bilhete de 1 dia do pacote de função de conveniência de personagem”, que fica na bolsa.

No menu superior esquerdo da tela inicial, há um símbolo de diamante. Clicando nele, há a opção “pacote de função de conveniência de personagem”. Clique em “configurações” e em “função de conveniência”. Nesse menu, você pode definir os itens que quer comprar e vender automaticamente.

A primeira aba, “configurações de função de conveniência”, serve para você definir se quer comprar poções automaticamente. Você pode estabelecer a quantidade e a qualidade das poções. Também é possível configurar a interrupção da compra de poções, definindo a quantidade máxima de dinheiro ou diamantes a ser usada.

Na aba “venda automática/reaproveitamento”, é possível definir quais itens serão vendidos automaticamente quando forem coletados. Dá para escolher vender armas, armaduras, acessórios ou fragmentos de arma/armadura. Para cada tipo de item, você pode configurar qual é a qualidade e o nível máximo dos itens que devem ser vendidos.

Entretanto, nem sempre vender os equipamentos é o melhor negócio. Ao invés disso, você pode clicar na opção “reaproveitar” que aparece ao selecionar um equipamento. Você será redirecionado a um NPC que troca o item por éter.

O éter é um recurso importante para forjar equipamentos, indo em configurações, depois em “crescimento” e em “forja”.

CONFIGURANDO AS HABILIDADES

Habilidades.

No menu de configurações, indo em “crescimento” e “habilidade”, você pode fazer 5 presets de habilidade. Não há uma forma certa de fazer essa configuração, você é quem deve pensar nas melhores opções baseado no tipo de estratégia que você quer seguir.

Vá na aba “prever habilidade” e veja qual é o efeito de cada uma. Depois de escolhê-las e equipá-las, você pode melhorá-las.

Vá na aba “melhora ativa” e dê preferência para melhorar aquelas que você equipou. Na “melhora passiva”, escolha melhorar os atributos que tenham mais a ver com a personalidade do seu personagem, ou seja, que tipo de características você quer que ele tenha mais desenvolvidas.

Também na opção “apóstolo(a)”, no menu, é possível reforçar bastante seus atributos. As “missões de guia para novos guardiões” trazem um tutorial de como usar essa ferramenta. Nela, também é possível criar 5 presets.

Através do “gerenciamento”, você deve escolher o que quer melhorar no seu personagem. Em “combinar”, sempre evolua o que você tiver de repetido. Cuidado apenas para não gastar dinheiro demais com isso.

TIPOS DE EQUIPAMENTOS

Equipamentos lendários.

Em “crescimento” e “códice de equipamentos”, você pode ter uma noção precisa de quais são os melhores tipos de equipamento. Os mais poderosos são os míticos e em seguida os lendários.

Na aba dos lendários, há equipamentos que aparecem com o nome “lendário” e outros que aparecem com o nome “conjunto”. Os conjuntos são sempre superiores. Entre os conjuntos, há os que têm fundo roxo e os que têm fundo cinza. Os com fundo roxo são os melhores.

Apenas os míticos e os conjuntos têm “subatributo do chefe”. Depois dos míticos e dos lendários, vêm os equipamentos do tipo “ancestral”, “heroico” e “raro/comum”.

RESSURREIÇÃO AUTOMÁTICA DE ESPIRITUALISTAS

Espiritualistas.

Sempre que os espiritualistas morrem, eles precisam ser revividos para voltar a batalhar. Mas é possível configurar para que isso seja feito de forma automática. É necessário usar um “bilhete de 1 dia do pacote de função de conveniência de espiritualista”, que fica na bolsa.

No ícone do diamante, abra as configurações do “pacote de função de conveniência de espiritualista”. Na aba “gerenciamento de espiritualistas”, você pode escolher quais espiritualistas você quer que sejam revividos automaticamente.

Eles podem ser ressuscitados gratuitamente. Porém, com o tempo, eles perdem o vigor, que é o que possibilita que eles usem skills especiais. Para recuperar essa habilidade, é preciso usar “poções de vigor”, que ficam no menu “consumíveis” da bolsa.

SHU E CÓDICE

Códice de monstros.

Para upar o shu, procure a opção “shu” nas configurações. Você precisa de ovos, que podem ser conseguidos nas missões comuns.

Também em configurações, é possível completar o códice a partir da opção “atividade” e depois “códice de monstro”. Basta clicar em “caça” e verificar quantas cartas faltam para cada um. Fazer isso aumenta muito suas estatísticas.

Se você tiver moedas sobrando, pode investir no códice comprando cartas. Basta ir em “loja”, nas configurações, depois escolher “loja diária”, “códice” e “carta de monstro”. Mas não gaste muito dinheiro com isso, pois é importante guardar ouro para depois.

Parece que a quantidade de ouro que o jogo te dá é muito alta, mas não é. Afinal, você vai precisar gastar muito posteriormente. Portanto, esse é mais um recurso que precisa ser bastante economizado.

Já na opção “equipamento”, em “códice”, você pode comprar o set de levels superiores usando diamantes. Essa é uma boa opção e investimento.

Ainda na loja, no menu “comum” existem itens cuja compra certamente será necessária para aumentar a bolsa do personagem e dos espiritualistas, bem como o compartilhamento do espiritualista e do shu.

FARMAR AUTOMATICAMENTE E TROCAR CANAIS

Trocar de canais é útil para enfrentar chefes.

Você pode deixar o jogo farmando no automático enquanto estiver dormindo. Para definir o local, abra o mapa clicando em cima do nome da sua localização atual, que fica no menu superior direito.

Abrindo o mapa do mundo, é possível escolher qualquer local disponível. Se o local escolhido tiver muita gente, é possível trocar de canal. Para isso é só clicar no nome do canal, que fica ao lado da localização, na tela principal.

Inclusive, a troca de canais é também muito útil na hora de enfrentar chefes mundiais, porque pode ser que um boss não esteja mais disponível em um canal, mas esteja em outros. São 4 canais, então você pode batalhar com até 4 chefes mudando de canal, se ele estiver disponível em todos.

CONFIGURAR INTERFACE E ATALHOS

Configurando interface.

Para mudar o tamanho da interface do menu na tela, clique em configurações, vá em “opções adicionais” e escolha o tamanho que desejar na opção “escala de interface de usuário principal”.

No mesmo menu, também é possível definir os atalhos dos ataques. Basta ir em “configurações de teclas”. Você consegue estabelecer um atalho para cada uma das skills. Essa definição é muito útil para o PvP, já que as missões podem ser feitas no automático.

Para conseguir ver todas as opções de skill ao mesmo tempo na tela, vá em configurações, depois em “crescimento” e posteriormente em “habilidade”. Na aba “editar uso de habilidades”, escolha “tudo” na opção “método de exibição de espaço de habilidade”.

COMO COMEÇAR A GANHAR DINEHIRO COMO A3: STILL ALIVE?

Inetrion.

A data exata para o lançamento da economia do jogo não está definida, mas o site do A3: Still Alive já permite que você faça o pré-registro para a atualização que irá trazer o jogo para o mundo dos games play to earn.

Por enquanto, o que você pode fazer é upar o seu personagem para chegar ao level 190 e começar a coletar Inetrion. Colete o máximo possível até lá para trocar por INETRIUM assim que a atualização sair.

Para saber mais informações sobre este e outros jogos play to earn, continue acompanhando a P2E CREW. Também participe do nosso Discord e de nossas demais mídias sociais.

Para se preparar para e a economia do jogo que está por vir, dê uma olhada também o nosso artigo sobre finanças descentralizadas: DeFi: o que é, como funciona e como usar?

Deixe um comentário