Avançar para o conteúdo
P2ECREW - Tudo sobre Jogos NFT, Web3 e Metaverso » O SEU AVATAR É A SUA IDENTIDADE NO METAVERSO

O SEU AVATAR É A SUA IDENTIDADE NO METAVERSO

O metaverso não é um mundo físico, então não é o seu corpo que está dentro dele. Muito provavelmente você já sabe o que é e já usou um avatar. Mas você já parou para pensar qual é o papel dele dentro do metaverso? Leia o texto a seguir para entender qual a importância dos avatares nessa revolução digital.

AVATARES

Avatares de The Sandbox. Imagem: The Sandbox.

O seu avatar é a sua representação no metaverso. Não importa se ele é ou não um ser humano, nem se ele se assemelha ou não com os seu corpo físico. As limitações são apenas ligadas às possibilidades que cada mundo virtual te dá.

O seu avatar é a sua representação no metaverso. Não importa se ele é ou não um ser humano, nem se ele se assemelha ou não com os seu corpo físico. As limitações são apenas ligadas às possibilidades que cada mundo virtual te dá.

Você pode ser uma das pessoas que preferem que o avatar seja o mais diferente possível, usando a sua liberdade criativa para buscar formas que transcendem a aparência física. Ou talvez você goste que ele represente literalmente como você é.

Em cada mundo virtual, as possibilidades de customização variam. Isso inclui desde mudar a cor da pele a escolher um avatar invisível ou pegando fogo, por exemplo.

De qualquer maneira, o avatar representa a sua identidade no mundo virtual. Por isso, a escolha e a customização dele são tão importantes. Diferente do mundo físico, no metaverso, você pode definir a sua própria aparência.

AVATAR PROJECTS

Macacos da Bored Ape Yacht Club. Imagem: BAYC.

Nos mundos virtuais em blockchain, cada avatar é um NFT. Isso significa que ele é um item único, exclusivo e de propriedade sua. Apesar de cada jogo ter seus próprios avatares, existem projetos cujo objetivo é desenvolver avatares exclusivos que você possa usar em qualquer lugar do metaverso. É o caso do CryptoAvatars e do Genies, por exemplo.

Além disso, coleções chamadas avatar projects fazem o maior sucesso. Geralmente são 10 mil avatares que compartilham uma base em comum, mas que trazem variações exclusivas em cada versão. O Bored Ape Yacht Club (BAYC), por exemplo, é uma coleção de macacos que variam a aparência a partir de características como chapéu, olhos, boca, cor, roupa, etc.

A primeira dessas coleções foi a CryptoPunks, lançada em 2017. Nela, são 10 mil versões de avatares com a aparência de punks. Os NFTs dessas coleções trazem esses avatares em imagens que parecem as de fotos de perfil de mídias sociais. Por isso, muitos donos as usam no Twitter, por exemplo. Outros até alugam o direito de uso dessas imagens.

MODA VIRTUAL

Um quimono de Hiroto Kai em Decentrand. Imagem: Decentraland.

Um dos aspectos mais importantes na customização de um avatar são as roupas que ele veste. Por isso, surgiu um ramo da moda chamado “crypto fashion”, ou moda virtual. Até empresas renomadas como Louis Vuitton e Gucci estão apostando nesse novo mercado.

Se você é gamer, provavelmente já passou um bom tempo escolhendo as roupas do seu avatar ou até mesmo comprou uma roupa mais bonita para ele. Não é à toa: se o avatar te representa no metaverso, comprar um roupa para ele é como comprar uma roupa para você!

Então, imagina ter roupas exclusivas feitas por estilistas famosos para vestir o seu avatar? Muitos artistas têm oferecido isso e faturando até dezenas de milhares de dólares por peça. Em 2021, um estilista virtual chamado Hiroto Kai se tornou destaque porque seus quimonos feitos em Decentraland viraram febre, sendo vendido por cerca de US$ 140 cada.

Já tinha pensado sobre isso ao escolher um avatar? Se você gostou deste artigo, continue acompanhando mais conteúdo da P2E CREW sobre metaverso, jogos play to earn, NFTs, web3, DAOs e muito mais. Também participe do nosso Discord e nos siga nas nossas demais mídias sociais.

Imagem de capa: TechMoneyCulture.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Exit mobile version