Scroll Top

COMO TRABALHAR COMO COMMUNITY MANAGER NA WEB3

Um community manager, ou gerente de comunidade, é responsável por criar e manter uma comunidade em torno de determinado projeto, marca ou empresa. Esse é um papel central na dinâmica da web3 e está se tornando cada vez mais valorizado.

A seguir, vamos explicar o que faz o gerente de comunidade, qual é a importância desse profissional para os projetos da web3, que habilidades são necessárias para realizar essa atividade e como você pode se preparar para isso.

MARKETING DE COMUNIDADE

As comunidades são a base da web3. Imagem: CMNTY.

Comunidade é um conceito muito importante na web3. Isso porque a ideia dessa nova fase da internet é ser descentralizada, tirando o poder das mãos das grandes empresas e o passando para projetos colaborativos. Daí surgem as DAOs, por exemplo, que são cooperativas digitais.

É por isso que um dos lemas da web3 é “we’re all gonna make it” (todos nós vamos conseguir) e o modelo que ela busca é o win-win (ganha-ganha). Isso tudo quer dizer que o objetivo é construir a web3 em conjunto e de modo que todos saiam ganhando.

Nesse contexto, os projetos têm sido desenvolvidos a partir do marketing de comunidade. A palavra marketing diz respeito à construção de um mercado, ou seja, à ocupação de espaços e estabelecimento de públicos que possibilitem o crescimento da marca.

Existem diversos tipos de marketing. O marketing digital, por exemplo, consiste em usar mídias sociais e mecanismos para aparecer no topo de buscadores como o Google. Já o marketing de conteúdo atrai o público por meio da disponibilização de materiais informativos.

O marketing de comunidade aposta que a marca se fortalece e alcança um público mais forte e fiel por meio da construção de espaços para que as pessoas que se interessam por ela interajam e desenvolvam um sentimento de pertencimento.

Um público engajado em uma comunidade está mais propício a adquirir produtos relacionados à marca, além de defendê-la e propagá-la publicamente. Além disso, a relação direta com o público proporciona uma relação de feedback constante, de forma que todos também podem participar da construção da marca.

O QUE FAZ O GERENTE DE COMUNIDADE

O trabalho do gerente de comunidade é multifacetado. Imagem: Raccoon.Monks.

Criar uma comunidade não quer dizer simplesmente colocar um grupo de pessoas no mesmo espaço. Isso porque nem todo grupo é uma comunidade. Comunidades implicam em pessoas com características em comum, que compartilham experiências e têm o mesmo propósito.

Uma empresa pode ter mais de uma comunidade. Por exemplo: se um projeto inclui uma coleção de NFTs, mas também um game, pode haver uma comunidade para a coleção e outra para o jogo. Isso porque, algumas vezes, os interesses são distintos, e um público não compartilha as mesmas características do outro.

Por todas essas complexidades, o trabalho do community manager deve ser multifacetado, e esse profissional precisa desenvolver diversas atividades para atingir os seus objetivos. Entre elas, estão:

  • Incentivar as discussões e atividades entre os membros da comunidade
  • Fazer moderação das postagens e comentários nas plataformas e mídias sociais utilizadas
  • Coletar dados sobre a comunidade para fazer análises
  • Ouvir as reclamações dos membros da comunidade e levá-las para a equipe do projeto
  • Tirar as dúvidas dos membros da comunidade
  • Planejar eventos online e presenciais, incluindo jogos e competições
  • Estabelecer parcerias para movimentar a comunidade

Para realizar essas atividades, um dos pontos mais importantes é dominar bem as ferramentas mais utilizadas nesse processo. Na maioria das vezes, a mais importante delas é o Discord, pois essa é a mídia mais utilizada para organização de comunidades na web3.

QUER ENTRAR NESSE MERCADO DE TRABALHO?

Se você deseja seguir essa profissão, vai precisar ler muito mais sobre web3, além de saber de muitas outras formas de se preparar para esse trabalho.

No ebook Como trabalhar com metaverso, NFTs e web3, você encontra todas essas informações de forma completa e simplificada, para aprender todo o necessário facilmente.

O livro tem capítulos sobre web3 e DAOs, que abordam muitos aspectos da criação de comunidades. Além disso, ele tem um capítulo sobre as principais profissões ligadas à web3 e ao metaverso, e uma delas é a de community manager.

No livro, Matheus Celtic, CEO da P2E CREW, explica como entrar nesse mercado de trabalho e lista diversas outras fontes gratuitas de aprendizado.

Utilize o cupom “P2ecrew” e ganhe 20% de desconto! Acesse o link agora: Quero desbloquear o meu ebook!

Se gostou deste artigo, continue acompanhando mais conteúdo da P2E CREW sobre GameFi, metaverso, NFTs, web3 e muito mais. Também participe do nosso Discord e nos siga nas nossas demais mídias sociais.

Imagem de capa: Banana Content.

Posts relacionados

Deixe um comentário