Avançar para o conteúdo
P2ECREW - Tudo sobre Jogos NFT, Web3 e Metaverso » O BITCOIN TRANSFORMOU A HISTÓRIA DO DINHEIRO – SIMPLIFICANDO TUDO EP #10

O BITCOIN TRANSFORMOU A HISTÓRIA DO DINHEIRO – SIMPLIFICANDO TUDO EP #10

SIMPLIFICANDO O DINHEIRO COM CHRISTIAN ARANHA – SIMPLIFICANDO TUDO EP #10 #podcast #dinheiro

Dinheiro é algo que a gente usa todos os dias e acha que sabe como funciona. Mas será que sabemos mesmo? Inflação, moeda fiduciária, lastro, escassez… talvez você nunca tenha se perguntado sobre nada disso. Imagina agora que surgiu o Bitcoin, que está revolucionando todo o sistema monetário!

No episódio 10 do podcast Simplificando Tudo, chamamos o Christian Aranha para falar tudo sobre o dinheiro para a gente!

Christian Aranha é engenheiro eletricista, psicólogo, doutor em Inteligência Computacional e pós-doutor em Inteligência Artificial. É autor do livro “Bitcoin, blockchain e muito dinheiro”, que é um sucesso de vendas e de críticas.

Durante o episódio, Matheus Celtic e Christian Aranha explicam tudo sobre dinheiro. Confira abaixo um pouquinho do que rolou no papo entre eles.

Christian Aranha é o convidado do episódio 10.

SURGIMENTO DO DINHEIRO

O dinheiro substituiu o escambo, que era a troca de mercadorias. Mas, para que ele se tornasse efetivo, o dinheiro precisou adquirir cinco características: ser aceito por todo mundo, não ser perecível, ser portátil, ser divisível e, principalmente, ser escasso.

MOEDAS FIDUCIÁRIAS

O Estado começou a acumular o ouro e dar apenas papeis que diziam que as pessoas tinham direito a certas quantidades dele. Assim surgiram as moedas fiduciárias. Com o tempo, o Estado passou a emitir mais papel do que o ouro equivalente, o que gera inflação.

BITCOIN E INFLAÇÃO

O Bitcoin tem um limite máximo de 21 milhões de moedas, e ele não pode ser ultrapassado. Como as outras moedas tendem a ficar menos escassas do que o Bitcoin, ele vai se tornando cada vez mais forte. Daqui a dois anos, o Bitcoin vai se tornar mais escasso do que o ouro.

PROPRIEDADE DO DINHEIRO

A nossa propriedade sobre quase tudo na vida é indireta, através de contratos que dizem que a gente tem direito aos nossos bens. Isso vale até para o nosso dinheiro, que faz referência ao ouro. O Bitcoin não, ele depende apenas da sua senha e basta que você a decore.

CARTEIRA DIGITAL

Para ter a propriedade direta do Bitcoin é preciso fazer uma carteira digital e não deixar em corretoras, como a maioria das pessoas faz. É preciso ter uma senha que garanta que só você vai ter acesso ao dinheiro. Só assim é que se sai do sistema atual.

SUMÁRIO DO EPISÓDIO

00:00 – Bem-vindo ao Simplificando Tudo #10

00:27 – Conheça o Christian

01:13 – O Christian escreveu um livro sobre Bitcoin

04:29 – Foi assim que surgiu o dinheiro

14:46 – E as moedas do Estado?

26:33 – É assim que o Bitcoin quer acabar com a inflação

31:09 – O poder que o Bitcoin traz

34:37 – Não esqueça de criar uma carteira digital!

37:30 – Se não pode contra ele, junte-se a ele

43:36 – Acabou o Estado?

50:17 – O lugar do Ethereum

54:23 – Valeu, Christian!

Você pode escutar o episódio completo no YouTube ou no Spotify! O Simplificando Tudo tem novos episódios todas as terças-feiras, às 19h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Exit mobile version