Scroll Top

ENS: CONHEÇA O SERVIÇO DE NOME DE DOMÍNIO NFT DA ETHEREUM

Os serviços de nome de domínio são cada vez mais importantes dentro do ecossistema da web3. Nesse cenário, mais uma vez, a Ethereum sai na frente ao oferecer o Ethereum Name Service (ENS), que é o serviço mais popular desse segmento. Leia mais sobre ele abaixo!

O QUE É O ENS

ENS é o serviço de nomes de domínio NFT mais popular. Imagem: Outlook.

ENS significa Ethereum Name Service (serviço de nome da Ethereum). Como o nome indica, esse é um serviço disponibilizado pela Ethereum, que é a segunda maior e mais conhecida blockchain. Essa rede é a mais usada para hospedar aplicações (como jogos e DeFi), DAOs e tokens.

Os nomes de domínio oferecidos pelo ENS terminam com “.eth”. A proposta desse serviço é que os endereços em questão se tornem os nomes dos compradores na web3, ligando-se a avatares e sendo usados em todas as aplicações online.

Esse é o serviço de nome de domínio mais popular, já contando com 2,76 milhões de nomes, pertencentes a 594 mil usuários. Em maio de 2022, ele se tornou o serviço que mais gerou taxas de transação na Ethereum, superando o mercado secundário de NFTs OpenSea.

O mesmo nome pode ser usado tanto para substituir o endereço alfanumérico das carteiras de criptomoedas, quanto para criação de um site pessoal.

Estamos acostumados com endereços de sites formados por um nome seguido de um domínio, como google.com. No entanto, assim como as careteiras de criptomoedas, os endereços dos sites são um código que fica por trás desses nomes legíveis.

O Google, por exemplo, é 172.217.18.196. Se você colar esse número na barra do seu navegador, vai ver que será redirecionado para lá.

Os endereços da ENS com nomes de quatro dígitos ou menos são os mais procurados e vendidos por preços mais altos no mercado secundário. Existem apenas 10 mil deles, e eles se esgotaram na venda primária em menos de 6 horas. O nome “abc.eth” foi revendido US$ 255 mil.

Apesar de o domínio nativo do ENS ser o “.eth”, você também pode transformar um endereço com nomes de domínio tradicionais em NFTs desse serviço. Isso pode ser feito com domínios como: “.com”, “.org”, entre outros.

Porém, o ENS tem uma desvantagem. Diferentemente de outros serviços, os nomes de domínio da Ethereum não são de posse permanente. Assim como os serviços tradicionais, o ENS aluga os nomes de domínio, sendo necessário pagar uma taxa anualmente.

No entanto, esse aspecto é compensado por outros fatores, já que o ENS é o serviço mais confiável e respeitado e o que conta com o maior número de integrações. Isso significa que ele tem conexões diretas com o maior número de aplicações descentralizadas. Por isso, podemos dizer que o “.eth” é o “.com” da web3, ou seja, o domínio padrão da nova fase da internet.

COMO COMPRAR UM NOME DE DOMÍNIO ENS

Passo 1: Abra sua carteira de criptomoedas. Você vai precisar de US$ 50 em ETH, que é o valor da assinatura anual, mais o necessário para a taxa de transação (taxa de gás).

Passo 2: Vá ao endereço: https://app.ens.domains/

Passo 3: Pesquise o nome de domínio desejado. Se ele estiver disponível, a barra lateral esquerda ficará verde.

Passo 4: Escolha por quantos anos quer assinar. O valor a pagar é multiplicado pelo número de anos escolhido. Se você quiser, pode assinar por apenas um ano e renovar depois.

Passo 5: Clique em “Request to register”. A sua carteira de criptomoedas irá se abrir. Escolha a taxa de gás que quer pagar (quanto mais rápido, mais caro).

Passo 6: Aguarde o processamento. Uma barra verde estará sendo carregada. Quando terminar, clique no botão azul “Register”.

Passo 7: Clique em “Manage name” para definir o endereço antigo que você quer substituir (de site ou carteira de criptomoedas). Em “Resolver”, clique em “Set”. Selecione “Use public resolver” e clique em “Save”.

Passo 8: Insira o endereço antigo no campo “Address” dentro de “Records”. Clique em “Save”. Pronto! O processo já está concluído!

NFTS DE DOMÍNIO

Nomes de domínio são endereços da web (como p2ecrew.com). Eles geralmente servem para encontrarmos sites, mas, na web3, também são muito usados para substituir os longos códigos alfanuméricos das carteiras de criptomoedas.

A transformação dos nomes de domínio em NFTs garante autonomia no uso deles, já que, na web2, eles são fornecidos e administrados por entidades centralizadas.

Se você gostou deste artigo, então vai adorar conhecer a P2ECREW Academy. Lá, você encontra cursos gratuitos sobre web3, metaverso, NFTs e jogos play to earn! Corre lá e faça a sua inscrição: Quero me inscrever gratuitamente!

Imagem de capa: Zipmex.

Imagens do passo a passo para comprar ENS: CoinGecko.

Posts relacionados

Deixe um comentário