Avançar para o conteúdo
P2ECREW - Tudo sobre Jogos NFT, Web3 e Metaverso » FOUNTAIN: GANHE DINHEIRO OUVINDO PODCASTS

FOUNTAIN: GANHE DINHEIRO OUVINDO PODCASTS

Qual aplicativo de streaming de podcast você usa? Sabia que tem um que te paga para ouvir seus podcasts favoritos? O nome dessa plataforma é Fountain, e vamos explicar tudo sobre ela neste texto.

Atualmente, é possível ganhar dinheiro fazendo diversas atividades no nosso dia a dia. Essa é uma possibilidade da web3 que visa compartilhar os ganhos das empresas com os usuários. A Fountain traz essa inovação para o mundo dos podcasts. Acompanhe!

O QUE É A FOUNTAIN?

A Fountain recompensa os usuários com parcelas de bitcoins. Imagem: Cointribune.

A Fountain desenvolve a lógica “listen to earn”, que quer dizer “ouça para ganhar”. Essa é uma variação da proposta “play to earn” (“jogue para ganhar”) dos games NFT. Esse movimento também já deu origem a ideias como a do STEPN, que promove o “move to earn” (“mova-se para ganhar”), recompensado os usuários por suas corridas.

Na Fountain, você recebe para ouvir os podcasts que escolher. Se você ouvir conteúdo promocional ou participar ativamente da plataforma, você recebe mais ainda. Esse aplicativo é atualmente o único player de podcast que recompensa tanto ouvintes quanto podcasters pelo valor que eles geram para a plataforma.

O site do aplicativo faz uma comparação para explicar a sua proposta. Segundo ele, plataformas como Instagram e TikTok dependem do tempo que cada um de nós gasta nelas para se manterem, mas não recompensam seus usuários. Por isso, a Fountain quer mudar essa relação com o seu público.

O aplicativo te recompensa com parcelas de Bitcoin chamas sats (satoshis). 100 milhões de sats equivalem a 1 bitcoin. Os sats que você receber ficam dentro de uma carteira, na qual você pode consultar seu saldo e seu histórico de ganhos. Para sacar o dinheiro obtido no aplicativo é preciso usar uma carteira compatível com Lightning Network.

A Fountain também funciona como uma rede social na qual você pode seguir outras pessoas e ver o que elas andam fazendo e curtindo na plataforma.

COMO GANHAR DINHEIRO NA FOUNTAIN

Com a Fountain, você ganha por minuto escutado. Imagem: Fountain.

Além de ganhar dinheiro ouvindo podcasts, você pode ganhar mais sats ao criar cortes dos podcasts que você mais gosta e compartilhá-los com os outros usuários do aplicativo. Esses cortes são chamados de clips.

Para fazer um corte é muito simples. O áudio do podcast que você quer cortar é automaticamente transcrito pela plataforma. Então, basta você escolher a parte do texto que deseja, e o clip é criado com o áudio correspondente a essa parte.

Depois de compartilhá-lo, ele aparece como sugestão para outras pessoas. Isso é muito interessante porque alguém que ainda não conhece o podcast pode ouvir apenas um clip dele. Depois disso, se gostar, pode escolher a opção de ouvir o episódio inteiro ou de ver a lista de todos os episódios. Dá para curtir, salvar ou compartilhar um clip.

Quando alguém curte um clip que você compartilhou, você ganha sats por isso. O mesmo acontece se alguém curtir um comentário escrito por você na plataforma. Também é possível ganhar sats indicando a Fountain para amigos.

Mas é importante notar que os sats recebidos nem sempre saem “do bolso” da Fountain. Para curtir um clip ou comentário, é preciso “gastar” uma quantidade determinada de sats, que saem da carteira de quem curtiu para a de quem criou o clip ou comentário.

Há um limite de ganhos diário. Você só é recompensado pela primeira hora que ouvir podcasts a cada dia. A taxa de ganho diário varia aleatoriamente. O medidor de ganhos na parte superior do player indica quanto você está ganhando.

Você recebe por minuto escutado. Mas não adianta ouvir na velocidade 2x. Se você fizer isso, só vai receber metade do ganho por minuto.

COMO FUNCIONA PARA OS PODCASTERS

A Fountain remunera tanto os ouvintes quanto os podcasters. Imagem: Cointimes.

Enquanto isso, os podcasters também podem ganhar sats por cada minuto que os podcasts deles forem ouvidos pelos usuários. Mas isso ocorre em forma de doação do ouvinte, se ele quiser fazer isso. Os hosts do podcast podem escolher dividir os seus ganhos com os convidados de cada episódio.

Você também pode enviar sats para podcasters que você quer patrocinar a partir de boosts, que são doações acompanhadas de comentários. Os comentários com maiores doações aparecem primeiro para as outras pessoas.

Nem todos os podcasters estão habilitados para receber sats da plataforma. Para isso, primeiro é preciso que eles façam parte da indexação do movimento Podcast 2.0 (Podcast Index). Os podcasts indexados podem receber bitcoins a partir de um sistema chamado Value 4 Value. Hoje já existem mais de 9 mil podcasts adeptos a esse movimento.

Se você ouve um podcast na Fountain, e ele ainda não está apto a receber doações, o aplicativo permite que você mande uma mensagem para ele o incentivando a se afiliar a esse sistema.

FOUNTAIN VALE A PENA?

É importante entender que esse aplicativo não vai te deixar rico. Os sats recebidos são uma parcela bem pequena de Bitcoin, e o limite de tempo diário para recebimento não é muito longo, sendo de apenas de 1 hora.

Mas se você já gosta de ouvir podcasts, é melhor ganhar alguma coisa por isso do que não ganhar nada, certo? E todo ganho adicional é sempre bem-vindo! Baixar app

E aí, vai baixar o aplicativo da Fountain? Se gostou deste artigo, continue acompanhando mais conteúdo da P2E CREW sobre GameFi, metaverso, NFTs, web3 e muito mais. Também participe do nosso Discord e nos siga nas nossas demais mídias sociais.

Imagem de capa: Leonardo English.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version