Avançar para o conteúdo
P2ECREW - Tudo sobre Jogos NFT, Web3 e Metaverso » COMO É O HOME OFFICE NO METAVERSO?

COMO É O HOME OFFICE NO METAVERSO?

O home office é bom, mas também pode ter desvantagens, né? As reuniões por videochamada podem ser chatas e cansativas, e a gente pode se sentir solitário às vezes. Mas o metaverso traz novas possibilidades para essa modalidade de trabalho, proporcionando imersão e interatividade. Dá uma olhada nessas novas ferramentas!

A CULTURA DO HOME OFFICE VEIO PARA FICAR

Interagir online se torna uma experiência cada vez mais imersiva. Imagem: Meta.

A pandemia da Covid-19 causou um grande aumento do trabalho à distância. Plataformas de videoconferência, como o Skype, o Google Meet e o Zoom passaram a fazer parte do cotidiano de muitos trabalhadores.

No entanto, essas ferramentas trazem alguns desconfortos e limitações. Primeiramente, não é possível interagir livremente com as outras pessoas, pois cada um fica preso na sua própria tela. Segundo, você só tem duas opções: mostrar o rosto ou não exibir nenhuma imagem.

O desenvolvimento do metaverso aparece como uma forma de melhorar essas interações online. Primeiro, toda a equipe pode ocupar livremente os diferentes ambientes da empresa, o que permite, por exemplo, a interação mais reservada de uma pessoa com outra sem que toda a equipe participe da conversa.

Outra vantagem é que o uso dos avatares pode representar as pessoas de forma muito eficiente, inclusive com expressões e movimentos durante as conversas. Isso faz com que a imagem do rosto físico não necessariamente tenha que ser o fator de interação. Essas possibilidades podem deixar a equipe mais desinibida e confortável.

TRABALHAR EM CASA SEM SE SENTIR SOZINHO

O trabalho solitário pode fazer mal para a saúde mental. Imagem: Murata.

Trabalhar sozinho em casa pode ser uma experiência muito solitária, que afeta a qualidade de vida, podendo gerar quadros que põe em risco a integridade da saúde mental da equipe. Com o trabalho no metaverso não: você está cercado de pessoas durante toda a sua jornada de trabalho.

Isso está relacionado até mesmo com os momentos de intervalo, no qual batemos papo e reforçamos nossos laços. Afinal, a equipe precisa se conhecer, e as pessoas precisam ter seus momentos de descanso.

Inclusive, cada vez mais empresas entendem que proporcionar espaços e opções de lazer para os funcionários aumenta o rendimento. No metaverso é ainda mais fácil fazer isso. Dá até para marcar aquele happy hour num bar virtual depois do expediente.

Isso tudo sem ninguém ter que gastar tempo e dinheiro com trânsito, tendo como se dedicar mais à família, aos estudos, ao descanso e às atividades de lazer ao longo do dia.

NOVAS EXPERIÊNCIAS JÁ ESTÃO ACONTECENDO

A cada dia surgem novas ferramentas para o home office no metaverso. Imagem: Gather Town.

O Gather Town é um exemplo de plataforma que já simula um escritório de trabalho, compartilhando as câmeras das pessoas que trabalham juntas, à medida que os avatares delas ocupam os mesmos ambientes. Cada um pode se mover livremente entre as salas desse escritório virtual.

Também já estão sendo desenvolvidas plataformas para trabalho remoto a partir da utilização de headsets de realidade virtual, o que gera um nível imersivo ainda maior, com uma experiência em 3D das reuniões de trabalho.

Deu vontade de experimentar trabalhar desse jeito? Se você gostou deste artigo, continue acompanhando mais conteúdo da P2E CREW sobre metaverso, jogos play to earn, NFTs, web3 e muito mais. Também participe do nosso Discord e nos siga nas nossas demais mídias sociais.

Imagem de capa: Meta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Exit mobile version