Avançar para o conteúdo
P2ECREW - Tudo sobre Jogos NFT, Web3 e Metaverso » QUAL A DIFERENÇA ENTRE METAVERSO E MULTIVERSO?

QUAL A DIFERENÇA ENTRE METAVERSO E MULTIVERSO?

Metaverso e multiverso estão entre os termos mais famosos do momento. Eles têm sido citados na mídia e nas conversas de amantes de tecnologia e de ficção científica o tempo todo. Mas muitas pessoas fazem confusão entre essas duas palavras. Afinal, elas são parecidas, mas os significados delas nem tanto! Você sabe a diferença entre metaverso e multiverso? Acompanhe abaixo!

O SIFNIGICADO DA PALAVRA “METAVERSO”

“Ready Player One” é um filme que aborda a ideia de metaverso. Imagem: Warner Bros. Pictures.

A palavra “metaverso” ainda é bastante nova, então ela vem sendo usada com sentidos diferentes. Mas a ideia central é que o metaverso é o universo digital que estamos construindo para além da realidade física. Por isso, essa é uma palavra que tem a ver com tecnologia.

Muito se fala em um metaverso imersivo, no qual vamos poder fazer todas as nossas atividades de forma virtual, usando headsets e outros dispositivos avançados. Mas as funcionalidades que podemos acessar por meio de computadores e smartphones também já fazem parte do universo digital que estamos construindo. Além disso, já há junções entre a realidade física e a digital, como nos dispositivos de realidade aumentada.

O desenvolvimento do metaverso também tem a ver com a criação de mundos virtuais, tais quais os de jogos como Decentraland e The Sandbox. Sendo assim, é comum que o mundo virtual desse tipo de jogo seja referido como “o metaverso de Decentraland”, por exemplo. Além disso, a palavra “metaverso” também está ligada à criação de economias e ecossistemas próprios que só existem no universo digital.

O SIGNIFICADO DA PALAVRA “MULTIVERSO”

A ideia de multiverso tem sido explorada em filmes como “Doutor Estranho e o Multiverso da Loucura”. Imagem: Marvel.

A palavra “multiverso” não tem ligação necessária com a tecnologia e o mundo digital. A princípio, ela se refere à presença de universos paralelos ao nosso, que teoricamente existiriam de forma concreta, fisicamente. Nesses universos, haveria versões diferentes daquilo que conhecemos.

No multiverso, poderia haver várias versões de você, cada uma com suas características, por exemplo. Esse conceito tem muito mais a ver com ciência e, principalmente, ficção científica. Ele vem sendo explorado muito no cinema, por filmes como “Homem Aranha: Sem Volta Para Casa” e “Doutor Estranho e o Multiverso da Loucura”.

Enquanto o metaverso é algo que existe de verdade, o multiverso é uma construção teórica. É possível acessarmos o metaverso com um dispositivo de realidade aumentada, um headset de realidade virtual ou através de um jogo como The Sandbox, por exemplo. Mas o multiverso, nesse sentido, é algo acessível apenas na nossa imaginação.

Diferenças entre metaverso e multiverso. Imagem: 101 Blockchains (traduzido com adaptações).

O MULTIVERSO DENTRO DO METAVERSO

Há vários mundos virtuais no metaverso. Imagem: Insider.

Apesar das origens diferentes das palavras “metaverso” e “multiverso”, elas têm sido usadas juntas no mesmo contexto. Como dissemos anteriormente, o metaverso é composto por mundos virtuais, como os de The Sandbox e Decentraland.

Esses mundos coexistem dentro do metaverso sem ter um contato direto entre si. Então, por analogia, podemos dizer que existe um multiverso dentro do metaverso, uma vez que o metaverso é um universo digital cheio de mundos paralelos.

Assim como no multiverso da ficção científica, no multiverso do metaverso também não é possível circular entre os diferentes mundos, de modo que os avatares e itens de The Sandbox não conversam com os de Decentraland, por exemplo.

Nesse sentido, a palavra “metaverso” se refere a um espaço digital compartilhado em que é possível coabitar e se comunicar com todos. Já a palavra “multiverso” se refere a uma série de espaços digitais isolados entre si.

Este vídeo explica qual é o entendimento da ciência a respeito do metaverso.

Conseguiu entender a diferença? Se você gostou deste artigo, continue acompanhando mais conteúdo da P2E CREW sobre metaverso, jogos play to earn, NFTs, web3 e muito mais. Também participe do nosso Discord e nos siga nas nossas demais mídias sociais.

Imagem de capa: Getty Images.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Exit mobile version