NFTS DE DOMÍNIO, VOCÊ SABE O QUE É ISSO?

Os NFTs mais falados na mídia são as coleções de imagens. Mas existem diversos outros tipos de NFTs muito importantes, como os NFTs de domínio. Neste texto, vamos explicar o que são eles e mostrar os principais serviços que oferecem nomes de domínio na blockchain.

OS NOME DE DOMÍNIO SE TORNARAM NFTS

Nomes de domínio podem ser usados por qualquer pessoa na web3. Imagem: Bitcoin.com.

Um nome de domínio é um endereço da web, composto por duas partes: o nome e o domínio. Esse é um dos aspectos mais importantes na construção de uma presença online. O nome de domínio da P2E CREW, por exemplo, é: p2ecrew.com. “p2ecrew” é o nome, e “.com” é o domínio.

A partir do nome de domínio, podem ser criadas várias páginas. O blog da P2E CREW, por exemplo, é p2ecrew.com/blog. Já a nossa plataforma de cursos é p2ecrew.com/academy. Mesmo nas mídias sociais, temos o nosso endereço específico dentro do nome de domínio delas. A página da P2E CREW no Instagram, por exemplo, é: instagram.com/p2ecrew.

Os NFTs de domínio são uma forma de transformar esses endereços em NFTs e registrá-los na blockchain. Além de servirem para sites, como os nomes de domínio tradicionais, eles também são muito úteis para facilitar o acesso a carteiras de criptomoedas.

Os nomes de domínio tradicionais são controlados por empresas centralizadas, e é preciso renovar o “aluguel” deles anualmente. Com os NFTS de domínio, eles podem se tornar propriedade de quem os adquiriu e ser administrados de forma autônoma.

FIO PROTOCOL

O FIO Protocol oferece nomes de domínio para substituir os endereços alfanuméricos convencionais das carteiras de criptomoedas, que podem chegar a ter até 34 caracteres.

Os nomes de domínio do FIO Protocol são compostos por um nome, uma arroba e um domínio, como: fulana@exemplo. Tanto o nome quanto o domínio são NFTs.

MNS

Também conhecido como TRON, o MNS oferece nomes de domínio terminados em “.trx”. Cada nome vem acompanhado de um avatar personalizado.

A intensão é oferecer não só um nome de domínio legível, mas também visual. Os avatares são uma homenagem aos CryptoPunks, sendo chamados de MetaPunks.

TELEGRAM

Entrando na onda da venda de nomes de domínio, o Telegram criou um serviço para venda de nomes de usuários da plataforma como NFTs.

A empresa está vendendo nomes de usuário reservados, muitos dos quais são palavras de quatro letras. É o caso de @club e do endereço t.me/club, por exemplo.

ENS

O ENS é um serviço oferecido pela Ethereum, a segunda maior e mais conhecida rede blockchain. Os nomes de domínio dele terminam em “.eth”.

Esse é o serviço de nome de domínio NFT mais popular, já contando com mais de 2,5 milhões de nomes pertencentes a cerca de 600 mil usuários.

Se você gostou deste artigo, então vai adorar conhecer a P2ECREW Academy. Lá, você encontra cursos gratuitos sobre web3, metaverso, NFTs e jogos play to earn! Corre lá e faça a sua inscrição: Quero me inscrever gratuitamente!

Imagem de capa: Coinnounce.

Posts relacionados

Deixe um comentário