O QUE SÃO OS SHOWROOMS NO METAVERSO?

O que você acha de fazer compras no metaverso? Pois várias empresas já estão abrindo showrooms nos mundos virtuais. Os showrooms são espaços para apresentação de produtos ou serviços de uma empresa ou marca. O cliente pode apenas conhecer as opções disponíveis ou, se quiser, pode comprar também. Dá uma olhada nessas novidades!

QUAIS AS VANTAGENS DOS SHOWROOMS NO METAVERSO?

Imagina o seu avatar experimentando suas roupas por você! Imagem: Getty Images.

Há algum tempo, os showrooms têm buscado proporcionar experiências imersivas para os clientes, tentando fazer com que eles se sintam mais atraídos pelo espaço e com que os conceitos e a identidade da marca possam ser melhor explorados.

Agora, algumas empresas já têm migrado seus showrooms para o ambiente virtual. Imagina fazer uma compra online, mas ao invés de ter que decidir pelo produto baseado apenas em algumas fotos, você ter a oportunidade de interagir com ele?

Nesse caso, existem duas opções: experimentar os produtos através do seu avatar ou usando headsets de realidade virtual (RV). Interagir com os produtos usando seu avatar é uma maneira divertida de fazer as compras. É como jogar e comprar ao mesmo tempo.

Por outro lado, com headsets de RV, você pode segurar objetos em 3D e ver seu tamanho e formato de forma precisa. Se for uma roupa, você pode até experimentá-la. É como ter as vantagens de fazer uma compra física e online ao mesmo tempo, já que não é necessário nem sair de casa.

Imagina o número de pessoas que um showroom virtual pode atingir em comparação com um espaço físico? E tudo sem os gastos de manutenção desses espaços. Os showrooms no metaverso proporcionam mais imersão, atingem mais gente e podem gerar uma boa economia para as empresas!

O QUE JÁ EXISTE ATUALMENTE?

A Nike tem um showroom no Roblox que é referência no metaverso. Imagem: Nike/Roblox.

BMW, Honda e Hyundai são algumas das empresas que já fazem showrooms no metaverso, possibilitando até que os interessados façam test drive nos seus modelos de automóveis. A simulação em RV não é apenas uma brincadeira. Ela reproduz com fidelidade todos os itens, texturas e experiências de direção do veículo. É literalmente como dirigir o carro fisicamente.

Também a Nike tem um showroom virtual no seu espaço dentro do jogo Roblox, a Nikeland. Lá os jogadores podem vestir seus avatares com os tênis da marca. Mas, além disso, a Nike proporciona muitas experiências divertidas para os jogadores, como brincadeiras de pega-pega no trampolim, “chão de lava” e parkour. Isso aproxima os jogadores da marca.

Em Decentraland, ocorre a Metaverse Fashion Week, em que vários produtos de moda são lançados e desfiles de diversas marcas são realizados de forma virtual. A edição de 2022 contou com mais de 30 marcas de luxo, entre elas a Dolce & Gabanna. Quem organizou esse evento foi uma brasileira, chamada Giovanna Casimiro.

Dá uma olhada nos serviços de showroom no metaverso realizados pela MetaVRse!

E você? Seria capaz de comprar uma roupa depois de experimentá-la no seu avatar? Se você gostou deste artigo, continue acompanhando mais conteúdo da P2E CREW sobre metaverso, jogos play to earn, NFTs, web3 e muito mais. Também participe do nosso Discord e nos siga nas nossas demais mídias sociais.

Deixe um comentário