BITCOIN E BLOCKCHAIN: ENTENDA DE UMA VEZ POR TODAS E FAÇA PARTE DESSA REVOLUÇÃO – SIMPLIFICANDO TUDO EP #01

O convidado do episódio 1 do podcast Simplificando Tudo é Gabriel Aleixo, que é head de consultoria e educação da W3Block. Gabriel trabalha no desenvolvimento do mercado blockchain desde 2013 e foi criador do primeiro curso online aberto em português sobre Bitcoin. Ele já foi eleito uma das 10 pessoas mais influentes na área de cripto e blockchain no Brasil.

Durante o episódio, Matheus Celtic e Gabriel falam sobre Bitcoin e blockchain. Confira abaixo um pouquinho do que rolou no papo entre eles.

Gabriel Aleixo é o convidado do episódio 1.

Bitcoin

O Bitcoin foi a primeira forma de enviar dinheiro de uma pessoa diretamente para a outra, sem passar por qualquer instituição financeira. É uma forma de dinheiro sem banco. Com as moedas comuns, dependemos do Banco Central, dos bancos nos quais temos contas e das operadoras de cartão de crédito. Com o Bitcoin não, pois ele é completamente decentralizado. Nenhum governo é capaz de interferir na utilização dessa tecnologia.

Blockchain

O termo “blockchain” faz referência à rede de dispositivos que armazenam as informações de forma decentralizada. Nas transações bancárias convencionais, o processo não é transparente porque apenas a instituição financeira guarda todos os dados das transações. Com a blockchain, as transações ficam gravadas em um tipo de livro contábil digital 100% imutável e transparente.

O sistema da blockchain impede fraudes e tentativas de usar o dinheiro de forma irregular. Tudo funciona de forma automática, e qualquer pessoa pode ter uma cópia dos dados salvos na blockchain. É um tipo de cartório digital que funciona de forma totalmente descentralizada.

Tokenização

Qualquer forma de organização descentralizada pode ser criada, incluindo sistemas de votação, por exemplo. Isso se liga ao fenômeno da tokenização. Um token é uma representação digital de valor que pode ser recebida e enviada utilizando a tecnologia blockchain. Isso inclui, por exemplo, obras de arte e itens de jogos.

A blockchain permite a propriedade do que a gente cria e faz no mundo digital. Isso vale para imagens, memes, vídeos, etc. A tecnologia permite que fique registrado quem criou cada coisa.

Contratos inteligentes

Se o Bitcoin criou um novo paradigma para as transações financeiras, a Ethereum se apresentou como uma folha em branco da tecnologia blockchain. Com isso, qualquer pessoa passou a poder programar. Ela é como um supercomputador global.

Nesse ambiente, o contrato inteligente é a forma perfeição de organização. Ele é um programa criado para funcionar de forma autônoma. Os contratos inteligentes elevam à máxima potência a tecnologia blockchain. Como eles eliminam a ação humana, não tem corrupção, nem fraude.

Sumário do episódio

00:45 – Apresentação do Gabriel Aleixo

03:45 – Criação e funcionamento do Bitcoin

15:15 – O que é a tecnologia blockchain

29:23 – O futuro da tecnologia blockchain

36:59 – Contratos inteligentes

49:05 – Como eliminar o fator humano

Você pode escutar o episódio completo no YouTube ou no Spotfy!

A exchange NovaDAX é parceira novamente da P2E CREW nesse projeto, nos apoiando na criação do Simplificando Tudo. Faça sua conta agora na NovaDAX usando o nosso link e ganhe até R$ 25!

O Simplificando Tudo tem novos episódios todas as terças-feiras. Veja a lista completa dos temas e convidados dos próximos episódios aqui.

Posts relacionados

Comments (8)

Jheniffer

Muito feliz em poder participar desse grupo

Tmj, segue o link para a nossa academia gratuito com cursos e master class http://p2ecrew.com/academy

Feliz em participar do projeto, tenho uma coleção nft pronta para lançar. Mas ainda estou estudando sobre como e onde lançar!

Tmj, segue o link para a nossa academia cheia de conteúdo gratutito http://p2ecrew.com/academy

Muito top, sou totalmente cru,mas já aprendi bastante só nessa aula de hoje

Fico feliz, qualquer duvida manda aqui, tambem temos master class gratuitas nesse link aqui http://p2ecrew.com/academy

O resultado esta ai… Itaú digital Asset… tokenizando seus recebíveis.

Totalmente centralizada.

Estamos apenas no inicio

Deixe um comentário