Avançar para o conteúdo
P2ECREW - Tudo sobre Jogos NFT, Web3 e Metaverso » COMO TOKENS PODEM TER IMPACTO SOBRE A SUA VIDA? – SIMPLIFICANDO TUDO EP #04

COMO TOKENS PODEM TER IMPACTO SOBRE A SUA VIDA? – SIMPLIFICANDO TUDO EP #04

Simplificando os tokens de impacto (REGEN) com Rafaela Romano - Simplificando Tudo #04

A convidada do episódio 4 do podcast Simplificando Tudo é Rafaela Romano, co-founder da Impacta. Rafaela atua intermediando a relação entre empresas, investidores e mentores para trabalhar com tokens capazes de gerar transformações sociais positivas. Em 2020, foi eleita uma das 50 pessoas mais influentes do setor cripto. Durante o episódio, Matheus Celtic e Rafaela Romano falam sobre tokens de impacto. Confira abaixo um pouquinho do que rolou no papo entre eles.

Rafaela Romano é a convidada do episódio 4.

Descentralização

Rafaela é mestra em Antropologia e começou no mercado cripto por um questionamento filosófico. Ela afirma que há um padrão de organização social que limita o crescimento das comunidades sem que elas tendam à centralização. Para ela, o Bitcoin foi a primeira comunidade que se organiza em escala de forma descentralizada.

Tokens de governança

Rafaela entende tokens como ferramentas digitais, ou fichas, que permitem acesso a determinadas funções dentro de uma rede. Isso funciona para jogos, por exemplo, dando acesso às funcionalidades dos seus ecossistemas. Os tokens de governança visam fazer com que as pessoas façam parte dos processos de construção e de tomada de decisão. Isso inclui arcar com os ônus e os bônus dos projetos.

“Degeneração”

Rafaela considera que faz parte de um grupo de “ecodegenerados” buscando soluções de impacto positivo com alto retorno, os tokens de impacto. Ela explica que os “degenerados” são quem fazem o ecossistema cripto rodar mais rápido. Para ela, o nome “tokens sociais” não é bom porque remete a caridade, e os projetos em cripto, além de impacto social, também trazem retorno.

Tokens de impacto

A busca seria por projetos que tenham uma externalidade positiva e um bom retorno. É o caso do STEPN, por exemplo. Isso porque a obesidade é um problema de saúde importante a ser observado. Também há muitos projetos relacionados a meio ambiente. Rafaela fala sobre o conceito de mineração urbana, que é o ouro extraído do lixo. Há uma procura por ativos escassos, como florestas, ouro, água, etc. É possível criar ativos lastreados em recursos assim.

Sumário do episódio

00:43 – Conheça a Rafaela Romano

04:48 – Entenda de uma vez o que são os tokens

07:33 – Os tokens do momento: os de governança

13:57 – O impacto social dos tokens

19:59 – Rafaela comenta as novas tendências

23:33 – Sabia que dá para lastrear um token com florestas?

27:03 – Saiba o que pesquisar para descobrir mais sobre o tema

29:46 – O que também é interessante no mundo cripto

33:24 – Você já sabe o que é DAO e web3?

35:41 – Como continuar acompanhando a Rafaela

Você pode escutar o episódio completo no YouTube ou no Spotify!

A exchange NovaDAX é parceira novamente da P2E CREW nesse projeto, nos apoiando na criação do Simplificando Tudo. Faça sua conta agora na NovaDAX usando o nosso link e ganhe até R$ 25!

O Simplificando Tudo tem novos episódios todas as terças-feiras. Veja a lista completa dos temas e convidados dos próximos episódios aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Exit mobile version