Avançar para o conteúdo
P2ECREW - Tudo sobre Jogos NFT, Web3 e Metaverso » METAVERSO POSSIBILITA MELHOR APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO MAIS DIVERTIDA

METAVERSO POSSIBILITA MELHOR APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO MAIS DIVERTIDA

Que tal ter uma aula no metaverso? As possibilidades de aprendizagem trazidas por esse novo mundo tecnológico são revolucionárias. O metaverso transcende o mundo físico e possibilita juntar pessoas de diferentes lugares do mundo e as transportar para qualquer cenário. Isso faz com que a sala de aula possa ser onde se desejar. Dê uma olhada em como deve ser o futuro do ensino com a evolução do metaverso imersivo.

NOVAS POSSIBILIDADES DIDÁTICAS

Realidade mista aplicada ao ensino da medicina. Imagem: BE-Terna.

As possibilidades didáticas trazidas pelo ensino no metaverso são infinitas. Imagine uma aula de história sobre a Idade Média. À medida em que o professor fala sobre o tema, imagens 3D podem surgir para os alunos mostrando os acontecimentos ou costumes da época. A própria sala de aula pode ser em meio à rua de uma cidade europeia no século X!

O ensino também vai poder ser muito mais especializado. Na medicina, por exemplo, algumas experiências já estão sendo realizadas. O futuro médico pode treinar suas habilidades cirúrgicas sem a necessidade de um corpo humano real. Além de mais prático, usar modelos 3D de realidade virtual pode ser mais eficiente, porque é possível simular qualquer condição do paciente.

A realidade mista também é outra forte ferramenta. Ela se distingue da realidade virtual porque não há um isolamento da realidade física à nossa volta. Pelo contrário, os elementos virtuais surgem em 3D em meio ao espaço físico que estamos observando, completamente ajustados a ele.

Uma possibilidade interessante de utilização da inteligência artificial será simular monitores personalizados para cada aluno. O monitor virtual pode aprender que metodologias de ensino funcionam melhor com o aluno e ajudá-lo a estudar da forma mais eficiente.

FIM DA DISTÂNCIA ENTRE PROFESSORES E ALUNOS

Sala de aula virtual no metaverso. Imagem: Breakroom.

Em universidades, é comum que professores de outros estados ou países sejam convidados para eventos presenciais, para que os alunos do local possam ter a oportunidade de assistir palestras de grandes pesquisadores e autores da área que moram em outros lugares. No entanto, nem sempre isso é possível, pela falta de recursos e pela agenda dos convidados.

Mas as possibilidades do metaverso deixam isso muito mais fácil. Numa sala de aula virtual, você pode ter aulas com professores de quaisquer lugares do mundo sem sair da sua casa. Um professor que mora na Europa vai poder marcar uma aula com uma turma de São Paulo, por exemplo. Usando headsets de realidade virtual, vai ser como se todos estivessem na mesma sala.

Além disso, utilizando inteligência artificial, vai ser possível simular aulas com cientistas famosos. Imagina se Einstein desse uma aula de teoria da relatividade para uma turma de Física? Basta programar uma inteligência artificial com o conhecimento sobre o assunto e criar um modelo 3D que simule o professor.

A língua também não vai ser mais uma barreira. Utilizando o processamento de linguagem natural, será possível traduzir para qualquer idioma em termo real tudo o que as pessoas na sala falem, seja o professor ou os alunos. Assim, pessoas de diferentes países poderão estudar juntas.

Dá só uma olhada no que já dá para fazer usando ferramentas como o Horizon Workrooms.

Já imaginou se você já tivesse acesso a todas essas ferramentas na escola ou faculdade? Se você gostou deste artigo, continue acompanhando mais conteúdo da P2E CREW sobre metaverso, jogos play to earn, NFTs, web3, DAOs e muito mais. Também participe do nosso Discord e nos siga nas nossas demais mídias sociais.

Imagem de capa: MIMBUS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Exit mobile version