Avançar para o conteúdo
P2ECREW - Tudo sobre Jogos NFT, Web3 e Metaverso » 5 FORMAS DE GANHAR DINHEIRO NO METAVERSO

5 FORMAS DE GANHAR DINHEIRO NO METAVERSO

Uma das principais características do metaverso é a formação de economias baseadas em criptomoedas e tokens. Esse universo digital traz oportunidades como as finanças descentralizadas (DeFi) e novas vagas de trabalho. Mas como ganhar dinheiro no metaverso aproveitando as maiores oportunidades trazidas por ele? Veja a seguir!

1. JOGOS PLAY TO EARN

Os Axies pode valer verdadeiras fortunas. Imagem: Axie Infinity.

Essa é uma das principais formas de ganhar dinheiro no metaverso. Os jogos play to earn são aqueles em que você pode ser recompensado financeiramente por jogar. Um dos maiores exemplos é o Axie Infinity. Durante a pandemia, uma comunidade rural das Filipinas conseguiu renda para sustento das famílias locais a partir desse jogo.

Os jogos play to earn recompensam os jogadores por tarefas realizadas com tokens que podem ser trocados por dinheiro do mundo físico. Além disso, os personagens, itens e terrenos desses jogos são NFTs que podem ser fortalecidos e depois vendidos por preços altos para outros jogadores. O Axie (personagem de Axie Infinity) mas caro já vendido saiu pelo equivalente a mais de R$ 2 milhões!

2. TERRAS EM MUNDOS VIRTUAIS

O metaverso está sendo colonizado por meio de mundos virtuais. Imagem: Decentraland.

Muitos dos jogos em blockchain têm mundos virtuais compostos de terrenos (LANDs) que podem ser adquiridos e usados como quiser. The Sandbox e Decentraland são os dois maiores exemplos. Nessas duas plataformas, o dono do terreno pode construir seu próprio jogo nele.

Esses mundos virtuais estão se tornando cada vez mais um espaço de sociabilidade no metaverso. Por isso, a tendência é que os terrenos se valorizem. Ao adquirir LANDs, também é possível cobrar para que outros usuários acessem os jogos que forem criados nelas, ou até mesmo para que marcas façam propaganda nelas.

Dá uma olha no que dá para fazer com um terreno em The Sandbox.

3. CRIAÇÃO DE NFTS PARA JOGOS

Metaverse Fashion Week. Imagem: Decentraland.

Como dissemos anteriormente, os personagens e itens de jogos em blockchain são NFTs. Isso inclui, por exemplo, as roupas e acessórios para vestir os personagens. Em algumas plataformas, como Decentraland, é possível criar roupas para vender para os outros usuários. É a chamada moda virtual.

Além disso, em plataformas nas quais os usuários podem criar seus próprios jogos, como The Sandbox e Decentraland, é possível criar personagens, armas, animais, móveis, entre diversos outros itens (ASSETs) para vender para os donos dos terrenos usarem nos jogos que estão criando.

4. APLICAÇÕES DE RA OU RV

A realidade aumentada junta o físico e o virtual. Imagem: Rock Paper Reality.

A realidade aumentada (RA) é uma forma de misturar o mundo físico e o mundo digital. Já a realidade virtual (RV) é uma maneira de nos imergirmos totalmente num mundo criado por computação gráfica. Cada vez mais os headsets de realidade virtual ou aumentada serão mais usados no nosso dia a dia.

Mas para que esses acessórios funcionem, é preciso que eles rodem aplicações como jogos, vídeos e softwares. Por isso, essa é uma oportunidade crescente para desenvolvedores, como programadores e criadores de modelos 3D.

5. ARTE

O metaverso já está cheio de galerias de arte. Imagem: Getty Images.

O metaverso é um espaço muito receptivo para formas de arte que já existem no mundo físico. O principal exemplo são as artes visuais. Esse universo digital já conta com várias galerias em que artistas visuais expõem suas obras e as colocam para venda, às vezes até por meio de leilões.

A música também tem espaço. Muitos shows já têm sido realizados no metaverso, alguns atraindo até mesmo milhões de pessoas. É possível cobrar ingressos para eventos em mundos virtuais no metaverso, inclusive para assistir a shows.

Você já tem as habilidades necessárias para desenvolver alguma dessas atividades? Se você gostou deste artigo, continue acompanhando mais conteúdo da P2E CREW sobre metaverso, jogos play to earn, NFTs, web3 e muito mais. Também participe do nosso Discord e nos siga nas nossas demais mídias sociais.

Imagem de capa: Trust Payments.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Exit mobile version