Avançar para o conteúdo
P2ECREW - Tudo sobre Jogos NFT, Web3 e Metaverso » A META E O GOOGLE NÃO VAI SER DONOS DOS SEUS DADOS NA WEB3 – SIMPLIFICANDO TUDO EP #03

A META E O GOOGLE NÃO VAI SER DONOS DOS SEUS DADOS NA WEB3 – SIMPLIFICANDO TUDO EP #03

Simplificando a Web3 com Tim Balabuch  - Simplificando Tudo EP #03

O convidado do episódio 3 do podcast Simplificando Tudo é o criador de conteúdo Tim Balabuch. Ele tem mais de 10 anos de experiência em design de interface e experiência do usuário. Trabalhou com grandes empresas, como ArcelorMittal. Produz conteúdo para mídias sociais sobre temas como NFTs, metaverso, blockchain e web3.

Durante o episódio, Matheus Celtic e Tim falam sobre web3. Confira abaixo um pouquinho do que rolou no papo entre eles.

Tim Balabuch é o convidado do episódio 3.

Web1 e web2

O que a gente entende por web costuma ser divido em três etapas. A web1 foi a fase não interativa. Os sites que a gente acessava eram muito mais estáticos. Não havia nenhuma informação ou interação que alterasse os dados que a gente via. A web2 já é muito mais voltada para a comunidade. É como ocorre nas redes sociais: você coloca os seus dados e o site é completamente personalizado para você.

Web3

A web2 começou a gerar monopólios de informação. Poucas empresas, como Meta e Google, passaram a ter um grande controle sobre o que acontece na internet. Mas, na web3, não há uma instituição centralizada controlando os dados e informações. O exemplo mais claro disso é o Bitcoin. Porém, esse é um processo que ainda está em experimentação. Por isso, ainda não estamos com a web3 concretizada.

Descentralização

Apesar de tudo, a web1 e a web2 também tiveram o seu papel na função de descentralização do conhecimento, tornando-o disponível de forma ampla. Descentralização é uma jornada, e estamos caminhando nesse processo. A internet também já descentralizou a capacidade de difundir nossos trabalhos e produtos. Um músico passou a não precisar mais de uma gravadora para divulgar suas canções.

Metaverso

As discussões sobre metaverso são muito novas, então ainda é difícil definir esse conceito. Para Tim, o que define o metaverso não é a realidade virtual ou aumentada. Ele acredita que metaverso tem a ver com ser dono dos seus ativos, fazer parte de uma comunidade e de um universo que é descentralizado. Já para Matheus, metaverso é tudo o que existe no mundo digital, fora do mundo físico. Isso vai desde enviar um e-mail até ter uma experiência imersiva.

A P2E CREW tem um curso sobre metaverso, no qual você pode se inscrever clicando aqui!

Sumário do episódio

00:48 – Conheça um pouco sobre o Tim Balabuch

02:48 – Entenda o caminho percorrido entre a web1 e a web3

08:44 – Você sabe o que a web2 faz com os seus dados?

03:56 – Os passos da jornada de descentralização na web

20:21 – Uma coleção de NFTs feita pelo Tim!

27:19 – Isso vai te mostrar como criar conteúdo para a web3

31:01 – Matheus e Tim discutindo sobre o que é o metaverso

37:13 – Isso vai te ensinar a aprender mais sobre o metaverso

43:43 – Entenda quais são as perspectivas para o futuro

50:42 – Essas são as conclusões sobre a discussão do episódio

Você pode escutar o episódio completo no YouTube ou no Spotfy!

A exchange NovaDAX é parceira novamente da P2E CREW nesse projeto, nos apoiando na criação do Simplificando Tudo. Faça sua conta agora na NovaDAX usando o nosso link e ganhe até R$ 25!

O Simplificando Tudo tem novos episódios todas as terças-feiras. Veja a lista completa dos temas e convidados dos próximos episódios aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Exit mobile version